CVM empenhada na prevenção de doenças hídricas

Um ciclo de formações à equipa de voluntariado da CVM foi iniciado recentemente em Maputo, no âmbito do projecto em implementação nos Mercados de Mavalane, Benfica e 1 de Junho em apoio ao Conselho Municipal da Cidade de Maputo no programa de promoção de saúde pública e melhoria da gestão do meio ambiente.

 

As capacitações advêm da parceria com a Cruz Vermelha Espanhola (CVE), projecto co-financiado também pelos Municípios de Barcelona e Cerdanyola del Vallès visando o reforço/reciclagem dos conhecimentos adquiridos no ano passado e conferir novas abordagens a equipa do voluntariado da CVM afecta ao projecto em menção. Constitui foco destas intervenções formativas a revisão sobre os métodos básicos de prevenção da malária, cólera.

 

Em representação da CVE os eventos contam com a presença da Delegada do projecto Mercados, Edna Chongo e na facilitação dos temas, com base na metodologia PHAST colaboram como formadores por parte da CVM, Hermínia da Silva, Técnica Nacional de Saúde e Joaquim Cuna, Técnico Provincial de Saúde na Cidade de Maputo.

 

Constitui foco principal destas intervenções formativas a revisão sobre os métodos básicos de prevenção da malária, cólera e diarreias de modo a que a equipa de voluntariado da CVM possa, com maior apropriação, continuar a realizar campanhas de sensibilização nos mercados e famílias dos bairros circunvizinhos envolvidos no projecto.