Vilankulo com mais acesso à água potável

Como resultado do programa “Água, Saneamento e Higiene”, ou simplesmente “WASH”*, da Cruz Vermelha de Moçambique (CVM), o Distrito de Vilankulo, na Província de Inhambane, recebeu sete fontes de água que visa a melhorar o acesso a água potável às pessoas mais vulneráveis da comunidade.

 

No dia 17 de Janeiro de 2020, a Presidente da Comissão Distrital Da CVM de Vilankulo, Francisca Neto fez a entrega oficial das sete fontes de água às autoridades locais e estes às comunidades. A entrega das fontes teve lugar no posto Administrativo de Mapinhane na presença da Técnica Nacional de Água, Saneamento e Higiene, Maria Amélia Nhumaio. Para a Técnica da CVM as novas fontes vão permitir que a população deixe de percorrer longas distâncias a procura do precioso líquido. “As crianças já podem frequentar a escola, e têm água suficiente para a satisfação das suas necessidades básicas. Por isso, celebramos hoje a entrega das fontes às comunidades com muito contentamento”, disse Nhumaio.

 

 

Na Província de Inhambane, a CVM desenvolve projectos de “WASH” em parceria com a sua congénere Cruz Vermelha da Bélgica (CVB). Para assegurar a manutenção e gestão das fontes foi formado um Comité de Água, para cada nova fonte. Cada Comité de Água é composto por 12 pessoas das comunidades.

 

Esta actividade, com um investimento de cerca 4 milhões Meticais, teve início no dia 18 de Setembro de 2019 e terminou no dia 20 de Dezembro do mesmo ano. Com a construção das fontes, a CVM – em coordenação com a Cruz Vermelha da Bélgica – contribui na disponibilização de água à sete comunidades do Distrito de Vilankulo.

 

 

Foto: Maria Amélia Nhumaio.

 

 

* WASH vem do Inglês por “Water, Sanitation and Hygiene”.