Mês: Junho 2019

  • Assinado o Termo de Inicio das Obras de Reabilitação da Escola Heróis Moçambicanos na Beira

    Assinado o Termo de Inicio das Obras de Reabilitação da Escola Heróis Moçambicanos na Beira

    Financiada pela Fundação Fernando Leite Couto (FFLC) e intermediada pela Cruz Vermelha de Moçambique (CVM), as obras para reabilitação da Escola Primária Completa Heróis Moçambicanos, situada na Cidade da Beira, província de Sofala, está avaliada em cerca de 10 milhões de meticais e faz parte das acções da fase da reconstrução de infra-estruturas levada a cabo pela CVM para a normalização da vida das pessoas afectadas pelo Ciclone Idai.

     

    O Termo de Início das Obras de Reabilitação da referida escola foi assinado no passado 31 de Maio após a apresentação de um plano concreto de acções a serem realizadas pela CVM. O acto decorreu na Cidade da Beira e contou com a presença dos representantes da FFLC, da CVM, do Governo Provincial de Sofala, do Distrito da Beira e da empresa que vai executar a obra.

     

    Até ao momento, a Fundação FLC conseguiu arrecadar cerca de 10 milhões de meticais para a reabilitação da Escola Heróis Moçambicanos, na Beira, e tem previsão de arrecadar fundos para a reabilitação da Escola Primária Completa Monte Siluvo, no Distrito de Nhamatanda que terá um custo total aproximado ao da primeira obra.

     

  • Cruz Vermelha distribui víveres para vítimas do Ciclone Kenneth em Cabo Delgado

    Cruz Vermelha distribui víveres para vítimas do Ciclone Kenneth em Cabo Delgado

    Após o registo das famílias desabrigadas, vítimas do ciclone Kenneth, habitantes das Ilhas de Matemo e Quirimbas, em Cabo Delgado, a Cruz Vermelha de Moçambique (CVM), o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e a Federação Internacional da Cruz Vermelha (FICV) iniciaram, no dia 27 de Maio, com o processo de distribuição de kits de abrigo, de cozinha, de higiene, de ferramentas e redes mosquiteiras para 520 famílias.

     

    O registo das famílias contempladas e respectiva distribuição foram efectuados pelos funcionários e voluntários da CVM e enviados da CICV e FICV e alguns populares, pois o envolvimento da população local foi crucial para a rápida realização da operação considerada complicada, dadas as condições do terreno.

     

    Durante a missão de ajuda humanitária nas Ilhas de Matemo e das Quirimbas, foi realizado um treinamento sobre “Levantamento e distribuição de bens e os Princípios da Cruz Vermelha” que envolveu 25 voluntários locais.

     

    Em paralelo a este trabalho, foram recrutados quatro professores que irão constituir o núcleo da futura Comissão Local da Cruz Vermelha de Moçambique.

     

  • Avaliação Rápida para Moçambique (ARM) – Perfil do Distrito de Búzi

    Objectivo da ARM: Permitir um conhecimento partilhado sobre o impacto do ciclone Idai e inundações relacionadas com o mesmo nos distritos do centro de Moçambique que: a) identifique as necessidades prioritárias da população afectada; b) indique as localidades que devem receber resposta prioritária (por sector); e c) apresente recomendações que guiem as decisões estratégicas em matéria de mobilização de recursos e planeamento de respostas.

     

    Baixe o documento aqui: Avaliação Rápida para Moçambique (ARM) – Perfil do Distrito de Búzi