A Fundação Fernando Leite Couto (FFLC) e a Cruz Vermelha de Moçambique (CVM) assinaram, no dia 25 de Abril, em Maputo, um Memorando de Entendimento para apoiar a reabilitação de duas escolas afectadas pelo ciclone “IDAI”, na Província de Sofala.
A FFLC, numa acção de sensibilização junto dos seus parceiros e amigos em todo mundo, arrecadou 90.000 USD (noventa mil dólares americanos), o equivalente a 3.000.000 Mts (três milhões de meticais).
O valor, à luz dos acordos subscritos no Memorando, foi disponibilizado à CVM para ser, exclusivamente, usado na reabilitação da Escola Primária Completa Heróis Moçambicanos, na Cidade da Beira ,e a Escola Primária Completa Monte Siluvo, no distrito de Nhamatanda, ambos estabelecimentos sob alçada das autoridades de educação, na Província de Sofala.
O Presidente da Fundação, Armando Jorge Leite, Couto falando após a assinatura do Memorando reiterou que o gesto visa responder, na medida do possível, ao cenário de destruição deixado no centro de Moçambique pela passagem do ciclone “Idai” reconstruindo duas escolas que servem bairros e comunidades vulneráveis, quer na cidade da Beira, quer em Nhamatanda.
O Secretário Geral da Cruz Vermelha de Moçambique, Alfredo Libombo Fernandes Tomás, agradeceu a iniciativa, afirmando que a reabilitação das escolas vai devolver a oportunidade da conquista do saber pelos petizes/adolescentes, garantindo tudo fazer para o cumprimento das acções contidas no plano apresentado pela CVM à Fundação Fernando Leite Couto.