Mês: Abril 2019

  • Fundação Fernando Leite Couto presta auxílio às vítimas do “Idai” em Sofala

    Fundação Fernando Leite Couto presta auxílio às vítimas do “Idai” em Sofala

    A Fundação Fernando Leite Couto (FFLC) e a Cruz Vermelha de Moçambique (CVM) assinaram, no dia 25 de Abril, em Maputo, um Memorando de Entendimento para apoiar a reabilitação de duas escolas afectadas pelo ciclone “IDAI”, na Província de Sofala.

     

    A FFLC, numa acção de sensibilização junto dos seus parceiros e amigos em todo mundo, arrecadou 90.000 USD (noventa mil dólares americanos), o equivalente a 3.000.000 Mts (três milhões de meticais).

     

    O valor, à luz dos acordos subscritos no Memorando, foi disponibilizado à CVM para ser, exclusivamente, usado na reabilitação da Escola Primária Completa Heróis Moçambicanos, na Cidade da Beira ,e a Escola Primária Completa Monte Siluvo, no distrito de Nhamatanda, ambos estabelecimentos sob alçada das autoridades de educação, na Província de Sofala.

     

    O Presidente da Fundação, Armando Jorge Leite, Couto falando após a assinatura do Memorando reiterou que o gesto visa responder, na medida do possível, ao cenário de destruição deixado no centro de Moçambique pela passagem do ciclone “Idai” reconstruindo duas escolas que servem bairros e comunidades vulneráveis, quer na cidade da Beira, quer em Nhamatanda.

     

    O Secretário Geral da Cruz Vermelha de Moçambique, Alfredo Libombo Fernandes Tomás, agradeceu a iniciativa, afirmando que a reabilitação das escolas vai devolver a oportunidade da conquista do saber pelos petizes/adolescentes, garantindo tudo fazer para o cumprimento das acções contidas no plano apresentado pela CVM à Fundação Fernando Leite Couto. 

  • CVM sensibiliza comunidades de Cabo Delgado para abrigarem-se em lugares seguros

    CVM sensibiliza comunidades de Cabo Delgado para abrigarem-se em lugares seguros

    Após o alerta sobre o Ciclone Kenneth que irá afectar a província de Cabo Delgado, nos dias 25 e 26 de Abril de 2019, nos distritos de Palma, Mocimboa da Praia, Nagande, Macomia, Mueda, Muidumbe, Ibo, Metuge, Quissanga e Pemba, a Cruz Vermelha de Moçambique (CVM) garante que está a trabalhar com a sensibilização da população.

     

    De acordo com José Miguel, Secretário Provincial da CVM em Nampula, foram destacados 100 activistas para acções de sensibilização e alerta à população, no sentindo de procurarem abrigo em lugares mais seguros e minimizarem dados humanos devido a passagem da depressão tropical Kenneth.

     

    “A primeira prioridade é sensibilizar aquelas comunidades que estão nas zonas de risco de inundações e propensas a erosão, não deixando de sensibilizar o resto da comunidade nos distritos de Nacala-Porto e Nacala-A-Velha”, disse Miguel.

     

    Em paralelo, o Governo moçambicano já havia decretado o alerta vermelho nas zonas de risco e partilhado algumas medidas de precaução face ao risco associados as chuvas intensas, trovoadas e ventos muito fortes. Já foram também identificadas escolas para reassentamento das populações.

  • Joint statement by CVM, IFRC and ICRC on the Red Cross Red Crescent Movement response to humanitarian needs in Mozambique after cyclone Idai

    Joint statement by CVM, IFRC and ICRC on the Red Cross Red Crescent Movement response to humanitarian needs in Mozambique after cyclone Idai

     

    Preamble

     

    On 16 April 2019, the first meeting of the Red Cross Red Crescent Coordination Platform for the Cyclone Idai Response was held in Maputo, Mozambique. While Movement partners have met frequently throughout the first month of the operation to coordinate and share information, this strategic level meeting, a mini-summit, put in place the Movement Coordination Framework, clarified roles and responsibilities, and endorsed the strategic directions for response operations.

     

    Read the rest of the Joint Statement here: Joint statement by CVM, IFRC and ICRC on the Red Cross Red Crescent Movement response to humanitarian needs in Mozambique after cyclone Idai

  • Grupo Tropigália entrega donativos para as vítimas do ciclone idai

    Grupo Tropigália entrega donativos para as vítimas do ciclone idai

    A entrega efectuada no dia 06 de Abril, nas instalações da Tropigália, em Maputo, continha produtos de higiene pessoal (sabonetes) avaliados em 25 mil dólares.

     

    O Vice-Presidente do Conselho Executivo Provincial da Cruz Vermelha de Moçambique, Zeca Alexandre Uamusse, recebeu os donativos destinados às vítimas e testemunhou o momento da verificação da lista nominal dos produtos doados, tendo deixado uma mensagem de solidariedade às vítimas e palavras de agradecimento ao PCA do grupo Tropigália, Aldolfo Correia.

     

    Na ocasião, Jorge Paz, que representava a Tropigália, disse ter ficado sensibilizado com a situação actual das comunidades afectadas na zona centro, salientando que também deu o seu apoio as vítimas das cheias de 2000, em Chokwé.

     

            

       

     

  • Consulado honorário do Líbano em Moçambique presta ajuda humanitária às vítimas do ciclone tropical Idai

    Consulado honorário do Líbano em Moçambique presta ajuda humanitária às vítimas do ciclone tropical Idai

    Em nome da comunidade libanesa em Moçambique, o Cônsul da Embaixada do Líbano, Hussein Yahfoufi fez entrega ontem à Cruz Vermelha de Moçambique (CVM) um donativo diversificado, em apoio as vitimas das catástrofes no centro do País.

     

    Na lista dos produtos doados consta 12.000 purificantes de água, 12.500 unidades de pratos plásticos, 400 panelas, 500 redes mosquiteiras, 25 fardos de calcado, 96 fardos de fraldas descartáveis e 2400 kits alimentares.

     

    Os kits de produtos alimentares são compostos por arroz, farinha de milho, esparguete, massa de tomate, sardinha, milho, jam, açúcar, folhas de chá, caldo e bolachas. Foram contemplados ainda repelentes de insectos, omo e velas de iluminação. Para além dos bens arrolada comunidade libanesa em Moçambique contribuiu com 600.000,00MT para aquisição de medicamentos, viveres, entre outras necessidades.

     

     

     

    SAL e CALDEIRA ADVOGADOS LDA

     

    Entretanto, no mesmo espírito de ajuda para com os necessitados da zona central de Moçambique, a Empresa SAL e CALDEIRA ADVOGADOS LDA, e os respectivos trabalhadores levaram a cabo uma campanha de solidariedade com intuito de apoiar os movimentos e acções de assistência destinadas a reduzir, tanto quanto possível, o sofrimento das famílias afectadas. Esta nobre iniciativa resultou na angariação 734.223,63MT, valor entregue hoje por Eduardo Calú, Sócio Administrador ao Titus Queiroz, Director de Programas da CVM.

     

     

     

  • Ex-estudantes da Universidade Eduardo Mondlane apoiam vítimas do ciclone Idai

    Ex-estudantes da Universidade Eduardo Mondlane apoiam vítimas do ciclone Idai

    Estudantes formados pela Faculdade de Economia da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Grupo Tronco Comum 2004, solidarizam-se com as famílias atingidas pelas intempéries na zona centro do país.

     

    O acto teve lugar no sábado 30 de Março, na Sede Central da Cruz Vermelha de Moçambique (CVM), em Maputo. Os produtos doados são constituídos por 30 kits de família contendo: 5 kgs de arroz, 4 kgs de farinha de milho, 2 litros de óleo alimentar, 3 kgs de açúcar, 4 kgs de feijão, 4 pacotes de massa cotovelo, 2 barras de sabão, 5 pratos, 5 colheres e 4 copos plásticos.

     

    Entretanto, em Maputo, o movimento de solidariedade interna continua em alta e cidadãos de todos extractos sociais dão o pouco que tem para contribuir no suprimento das consequências impostas pelo ciclone Idai no centro do país.

    No geral, os apoios recebidos pela CVM de empresas e singulares de boa vontade, na sua maioria são produtos alimentares, de higiene, roupa usada, agua, certeza, medicamentos, redes mosquiteiras, entre outras doações.

     

    A CVM em conjugação com os seus parceiros do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, tudo tem feito para garantir, em tempo útil, o envio das ajudas aos necessitados.